domingo, 28 de novembro de 2010

Educação financeira



Desde a infância a arte de economizar e guardar deve ser ensinada às crianças. Estas que aprendem a economizar, passam a dar mais valor ao dinheiro e ser mais responsável com o seu uso.
Dinheiro não é bom ou mal, o seu uso desordenado é que causa as distorções que vemos pelo mundo. Já diziam os antigos que o dinheiro pode ser seu servo ou seu senhor, tudo é uma questão de como você se relaciona com ele. Existem povos que sabem lidar com o dinheiro e por isto são povos com uma grande poupança e grande riqueza.
Outra vantagem de se saber lidar com dinheiro é que estas passam a ser também crianças empreendedoras. Minha proposta é que nas escolas públicas seja ensinado educação financeira. Como sempre digo: "país rico se faz com população rica". Nosso país é o país mais rico do mundo, isto não sou eu que digo. Quando fui a Europa, Búlgaria, Encontrei um professor da faculdade de Provdiv, que me falou isto. Ele disse: "Brasil país rico com povo pobre". Triste escutar isto, mas é verdade. A riqueza está nas mãos de poucos. Para mudar isto, há um caminho que é a educação financeira e empreendedorismo nas escolas publicas.
Estamos vivendo em um nascer de oportunidades que aos preparados tudo será possível, mas, aos não, acho que não haverá muitas mudanças a não ser as migalhas dadas pelo governo.
Quando falarmos em ideias para economizar, sugiro que o montante sobrado pelo uso da prática apresentada seja guardada para que um capital possa surgir e começar a render frutos e quem sabe ser a porta para se tornar senhor de seu próprio negócio.
Vamos lutar para ter um porquinho vivo e colorido e não um a mingua.

Um comentário:

  1. Gostei do post, pois trata-se de um assunto muito importante e com muita clareza, devemos aprender desde cedo a cuidar do nosso dinheiro.

    ResponderExcluir